O Sistema de Seleção Unificada (SISU 2020) é hoje um dos programas educacionais brasileiros mais importantes. Ele foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) em uma parceria com o Governo Federal e diversas instituições de ensino em todo o Brasil para facilitar o acesso de milhões de jovens interessados ao ensino superior. O SISU 2020 é uma das alternativas mais viáveis para os estudantes brasileiros que desejam ingressar em uma instituição pública de nível superior de qualidade para fazer o seu curso de graduação gratuitamente.

Embora o SISU seja divulgado amplamente pelos maiores canais de comunicação muitas pessoas ainda desconhecem o seu funcionamento, e por isso resolvi escrever este artigo para esclarecer algumas outras dúvidas e te mostrar como funciona o programa. Confira todos os detalhes a seguir.

SISU 2020
SISU 2020

Como funciona o SISU 2020

Hoje existem vários programas educacionais mantidos pelo Governo Federal como, por exemplo, o Pronatec, o FIES e o SISU.

Este último é considerado uma verdadeira porta de entrada para o ensino superior. Ele funciona em uma única etapa, e o candidato interessado pode escolher até duas opções de cursos em qualquer uma das instituições educacionais que participam do SISU. Ao se inscrever poderá concorrer às vagas nas modalidades de ampla concorrência bem como pelo sistema de cotas, conforme a Lei de Cotas.

Vale lembrar que durante o período de inscrição poderá realizar as alterações referentes as opções de curso quantas vezes julgar necessário, pois o sistema vai considerar válido a última opção que foi escolhida antes da finalização do processo. Consequentemente, nenhuma alteração poderá ser realizada após a finalização do período de inscrições.

No SISU 2020 a nota obtida no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é levada em consideração como um critério de classificação em cada curso. É provável que o candidato consiga se classificar nas duas opções de cursos escolhidas, mas poderá ser selecionado somente na primeira opção que foi marcada durante a inscrição.

VEJA AINDA:


Inscrições SISU 2020

Geralmente as inscrições do SISU 2020 acontecem duas vezes ao ano:

  • Uma em janeiro (primeiro semestre) e;
  • Outra em julho (segundo semestre).

As inscrições para o primeiro semestre de 2020 já foram encerradas (20 de janeiro a 27 janeiro 2020). Sendo assim os candidatos interessados deverão aguardar a divulgação do período de inscrições para o segundo semestre, que deverá ser noticiado no próprio Portal oficial do SISU.


Como se inscrever no SISU 2020

Enquanto o segundo semestre de 2020 não chega aproveitarei para te apresentar como é feito a inscrição no SISU. Veja a seguir como é simples e fácil de fazer:

  • Acesse o portal oficial do SISU clicando diretamente neste link;
  • Coloque os dados do último ENEM;
  • Digite o código apresentado na tela;
  • Clique no botão “Entrar no SISU”;
  • Escolha até duas opções de cursos de graduação;
  • Selecione a instituição de ensino;
  • Escolha a modalidade de inscrição;
  • Depois finalize o processo.


Vagas SISU 2020

As vagas ofertadas pelo SISU 2020 são para os cursos presenciais. Durante a seleção, algumas delas pode não ser ocupadas (vagas remanescentes). Elas podem surgir devido a desistência de algum candidato, não comparecimento do mesmo na instituição ou a apresentação incompleta de documentos. De qualquer forma é uma chance a mais para os candidatos interessados que aguardam na lista de espera.


Nota de Corte SISU 2020

A nota de corte do SISU 2020 nada mais é do que a menor nota de um candidato que ocupa o último lugar da lista de seleção, a qual possui um determinado número de vagas disponíveis que são preenchidas de acordo com seus limites. Em outras palavras, a nota de corte é uma referência para inscrição.

Por ora, o cálculo é realizado durante o período de inscrição, uma vez ao dia. Considera-se o curso, as vagas disponíveis e as notas dos candidatos inscritos.

Como sofre variação você deve acessar diariamente o portal e comparar a nota de corte com a que você obteve no ENEM. Para ter ideia das suas possibilidades de chance de conseguir uma vaga. Para facilitar você pode utilizar o Simulador.


Resultado SISU 2020

O resultado da chamada regular SISU 2020 foi realizado em 28 de janeiro. Já as matrículas, entre 30 de janeiro e 4 de fevereiro. Assim que as novas datas referentes ao segundo semestre forem divulgadas atualizaremos o blog.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *